Steam – Hora de sair da frente do PC!


Recrutas, a Steam lançou nesta semana a versão final de uma novidade para tirar os jogadores da frente do PC…. mas calma, nada de abandonar a jogatina. A novidade faz com que seja possível transmitir o jogo do PC para outros computadores da sua casa, tudo através de streaming.

Chamado ‘Steam In-Home Streaming’, o conceito é que, se você conectar dois computadores na mesma conta Steam e dentro da mesma rede, é possível fazer com que os jogos da sua biblioteca possam ser jogados em um outro computador além daquele que é onde sua conta Steam pertence originalmente. Não entendeu? Vamos explicar com um exemplo.

Steam 09

Seu PC gamer, que você montou para jogar, onde a Steam e seus jogos estão instalados. Este PC vamos chamar de PC 1;
Agora, vamos dizer que você tem um notebook simples, que obviamente não tem “poder” suficiente pra rodar seus jogos da Steam. Vamos chamá-lo de Notebook 1.
Pois bem, você está na sua casa, liga o PC 1 e conecta na sua conta Steam. Ok! Agora liga seu Notebook 1, instala a Steam e conecta a sua conta. Ou seja, PC 1 e Notebook 1 estão ambos ligados e conectados na conta Steam, utilizando a mesma rede Wifi da sua casa;
Seu próximo passo é, usando o Notebook 1, iniciar um jogo na Steam (por exemplo ‘Watch Dogs’). Todo o processamento do jogo vai se realizar no PC 1 e será transmitido apenas o vídeo e áudio para o Notebook 1, o que faz com que o Notebook 1 não precise de um hardware poderoso para rodar ‘Watch Dogs’, já que todo o trabalho duro está sendo realizado pelo PC 1. Simples assim!
Além disso, o ‘Steam In-Home Streaming’ entende que o jogo está sendo transmitido e faz com que o teclado e mouse, ou controles conectados ao Notebook 1 sejam os controladores do jogo.

Veja também  The War Z volta a ser vendido na Steam

Para configurar o ‘Steam In-Home Streaming’, vá no menu “Configurações” da sua Steam e em seguida em “Transmissão doméstica”, como é possível ver na imagem abaixo.

Steam 10

 

Dicas úteis

  • O Notebook 1 não precisa rodar o mesmo sistema do PC 1. Por exemplo, o PC 1 roda Windows e o Notebook 1 roda Linux ou Mac OS. Não tem problema, o streaming acontecerá normalmente;
  • A GPU do Notebook 1 precisa suportar aceleração de hardware de decodificação H264. Qualquer PC ou notebook simples vendidos hoje em dia atendem a este requisito;
  • Se o sinal Wifi não é bom o suficiente em todos os lugares da sua casa onde pretende jogar, então é recomendado uma conexão via cabo (¬¬);
  • Como pode haver diferença de resolução e taxa de atualização entre o monitor do PC 1 e do Notebook 1, é recomendado entrar nas opções do jogo e desligar o V-Sync e ajustar a resolução;
  • Acompanhe mais informações na comunidade da própria Steam sobre o ‘Steam In-Home Streaming’ para ver tópicos criados outros jogadores com dúvidas, problemas que têm enfrentado, etc. Para ir para a página da comunidade, clique aqui.

Enfim, vale lembrar que este é um recurso novo e como tal haverá sim problemas de execução e compatibilidade. Na página de suporte da Steam (clique aqui) eles já listam alguns destes problemas, além de ser possível acompanhar mais informações na comunidade, citada acima.

Recrutas que já testarem o novo recurso, deixe nos comentários o que achou e, se enfrentou algum problema que conseguiu resolver, compartilhe a solução com a gente.

Comente algo que preste recruta!

comentários "úteis"